quinta-feira, 29 de março de 2012

Aproveite sua Páscoa com o delicioso prato israelense: Guefilte fish.

A cozinha judaica é, provavelmente, a cozinha mais marcada pelos preceitos religiosos nos dias atuais. É conhecida no mundo inteiro, principalmente por causa das recomendações do 'Kashrut' (As Leis Higiênicas), que proíbem o consumo de porco, crustáceos, leite e carne numa mesma refeição.
Em virtude de tantas proibições ou obsessão pela pureza dos alimentos, o povo judeu foi criando uma culinária baseada em aves, vegetais, carne de vaca e uso de ervas. Presente nos rituais e festas, a cozinha judaica não é sofisticada nos ingredientes, mas muito aprimorada no preparo.
Além dos alimentos, os utensílios e panelas também devem ser 'Kasher' para que a cozinha seja autêntica. Uma panela que você tenha feito carne nunca poderá ser usada para ferver leite, por exemplo.
Na Pessach (Páscoa) não podem faltar os Guefilte fish (bolinhos de isca de peixe), com Chrein (molho frio de beterraba cozida, vinho tinto e raiz-forte e o 'Matza' (pão não-fermentado).
No Shabat (Dia do Descanso) o Borsht (sopa de beterraba) pode ser servida quente ou fria.
Após o Yom Kippur (Dia do Perdão) costuma-se comer o Guildene (caldo de frango com salsão, alho-poró, cenouras, cebolas e cravos-da-índia).-  Fonte: www.pratofeito.com.br 

Quando falamos de Páscoa, logo imaginamos aquele tradicional peixe em família, no domingo. Que tal renovar a mesa do almoço? Fique por dentro do delicioso Guefite fish (Bolinho de peixe) e aproveite as dicas para saborear um almoço especial.




Ingredientes
1/2 kg de carpa
2 unidade(s) de ovo

3 unidade(s) de cenoura

3 unidade(s) de cebola média(s)

2 colher(es) (sopa) de açúcar

quanto baste de sal

quanto baste de pimenta-do-reino branca em pó

2 colher(es) (sopa) de óleo de soja

60 gr de farinha de rosca

1 colher(es) (café) de bicarbonato de sódio

1/2 copo(s) de água fria(s)

1/2 kg de pescada branca

Modo 
de preparo

Cortar os peixes em filé (sempre duas qualidades de peixe) reservando as cabeças e as espinhas. Na panela, onde o peixe deverá ser cozido, colocar o óleo, cebola e bicarbonato, fritando em fogo baixo, mexendo sempre até dourar, desmanchar a cebola. Moer os filés, alternando com as cebolas fritas. Ralar 1 cenoura. Acrescentar todos os outros ingredientes, menos as cenouras inteiras, misturar bem e ir colocando aos poucos a água para ficar uma massa macia. Na panela onde se fritou a cebola, colocar água, temperá-la com sal, açúcar e pimenta em pó, acrescentar as cenouras inteiras, deixando ferver por alguns minutos. Juntar ao caldo as espinhas, diminuir o fogo e ferver tudo junto por quinze minutos. Com as mãos úmidas, rechear as cabeças dos peixes e colocar com cuidado na panela. Com o restante da massa, fazer bolinhos achatados e também colocá-los na panela. Depois de dez minutos de fervura, experimentar o paladar e, se necessário, acrescentar sal, pimenta ou açúcar; tampar a panela e deixar cozinhar em fogo brando por duas horas. Não mexer para evitar que os bolinhos se desmanchem. Depois de cozidos, deixá-los amornar na própria panela e, quando mornos, retirar cuidadosamente com uma escumadeira, bolinho por bolinho e ir arrumando-os na travessa, colocando sobre cada um uma fatia de cenoura cozida. Coar o caldo e colocá-lo em uma molheira para servir acompanhando o peixe. Servir tudo gelado.
 Texto: Monick Costa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário